COMO A ODONTOLOGIA PODE AUXILIAR NO SEU EMAGRECIMENTO?
Persistir em tarefas de reeducação alimentar é difícil para muitas pessoas. Uma novidade que começa a ser apresentada nos consultórios odontológicos brasileiros é um dispositivo utilizado durante as refeições, que se chama “dispositivo intrabucal bariátrico” (intrabucal bariatric) e é indicado para pessoas que comem muito rápido e tem sobrepeso.
Além da presença do açúcar, foi desenvolvido por uma Dentista Americana que tinha um torus palatino volumoso (crescimento ósseo benigno no “céu da boca”), fazendo com que ela tivesse menos espaço para o alimento na boca e demorasse muito mais para comer a mesma quantidade de alimento que outras pessoas, além de ter um número de mastigação pelo menos 3 vezes maior. Esse maior tempo de mastigação criava uma impressão de saciedade antes do término da refeição, pois o cérebro leva uma média de 15 a 20 minutos para registrar um nível adequado de alimento necessário ao organismo.
Após se passar mais de 20 anos, não somente seu marido, mas outras pessoas de seu convívio haviam ficado obesos (as), ou aumentado muito de peso, enquanto ela continuava com um corpo esbelto. Desse modo, pensou em inventar um aparelho que, assim como o torus que ela tinha no palato, diminuísse o espaço para o alimento na boca, forçando a um maior número de mastigações para deglutir o alimento, consequentemente, levando mais tempo para terminar uma refeição completa.