Boa Higiene Bucal e Uma Boa Gestação

Já não é de hoje que se fala que a saúde do corpo começa pela boca e essa verdade vai além das influencias que uma boa higiene bucal pode ter em doenças como Diabetes, AVC (acidente vascular cardíaco), Hipertensão, entre outras. A boca é a porta de entrada de muitas doenças, e, em hipótese alguma, deve ser tratada desassociada da saúde geral. A visita ao dentista no período gestacional pode diagnosticar, prevenir e tratar doenças bucais que podem comprometer a saúde da mulher e do seu bebê.

Assim, escovar os dentes com maior cuidado pode ser mais importante para a grávida do que em outros momentos de sua vida, sem esquecer de que uma boa e correta escovação é importante em todas as fases. Se a escovação é mal feita, irá se acumular bactérias e restos alimentares próximo a borda da gengiva que irritará a mesma e dará início a uma doença chamada gengivite e que posteriormente pode se transformar em periodontite que passa a afetar também o osso de sustentação do dente, deixando-o cada vez mais “frágil” e menor.

São cada vez mais fortes as evidências sugerindo a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais e os nascimentos prematuros, e de bebês que nascem com peso abaixo do normal. Mulheres grávidas que possuem gengivite (portadoras de enfermidades gengivais) têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal. Outros estudos futuros ainda deverão ser feitos para se determinar o grau exato de influencia dos problemas bucais na gravidez.

Não podemos nos esquecer também do maior risco de cáries e lesões conhecidas como “gengivite gravídica” resultante do acúmulo de placa bacteriana e tártaro e que costuma ocorrer neste período. Estudos científicos mostram que crianças cujas mães apresentam alta concentração de Streptococcus mutans (a bactéria causadora da cárie) na saliva adquirem essa bactéria mais cedo e em maior número, aumentando o risco de cáries nos dentes de leite.

Mulheres que querem engravidar devem fazer um check-up odontológico. O melhor conselho que se pode dar a uma mulher que está pensando em engravidar é ir ao dentista e resolver todos os problemas bucais, antes de ficar grávida. Se quiser saber mais sobre outros assuntos.