O QUE É?
É um dano causado pelos ácidos – freqüentemente provenientes dos alimentos – que enfraquece a superfície do esmalte do dente, e que acabam por desgastá-lo estando intimamente associada à dieta moderna.
A longevidade dos dentes nos dias de hoje, devido à melhora da saúde dental, significa que eles estão sujeitos aos efeitos do desgaste por um tempo maior em algum momento de suas vidas.
PORQUE OCORREM?
Devido a uma dieta mais ácida. Uma ampla variedade de alimentos que podem estar associados à dieta moderna tem ph ácido. Refrigerantes, vinho e até mesmo alimentos que são considerados saudáveis como algumas frutas, são normalmente ácidas e, portanto, seu consumo freqüente pode danificar os dentes.
O QUE POSSO FAZER PARA ATENUAR ESTE PROBLEMA?
Há fortes evidências que sugerem que o modo pelo qual é consumido o alimento ou bebida ácida, seja mais importante que a quantidade consumida no total.
Reter na boca alimentos ou bebidas ácidas prolonga e exposição da superfície dos dentes ao ataque ácido, aumentando, portanto, o risco de erosão. Beber em grandes goles ou “bochechando”, pode aumentar a velocidade e a força do contato da bebida ácida com os dentes, novamente aumentando seu risco. Ao invés disso, os refrigerantes ou bebidas gasosas devem ser tomadas “rapidamente” ou através de um canudo colocado no fundo da boca, longe dos dentes.
NOTA: um estudo de “Hughes” já em 1999, conclui que beber 1 litro de refrigerante ao dia, pode remover 1 milímetro do esmalte do dente em poucos anos (isto equivale a aproximadamente todo o esmalte que cobre alguns dentes próximo da gengiva).
COMO OCORRE A EROSÃO ÁCIDA?
Quando a maioria dos ácidos (provenientes de alimentos, bebidas ou do estômago) entra em contato com os dentes, a superfície dura do esmalte dentário se enfraquece temporariamente e perde parte do seu conteúdo mineral. A saliva neutraliza esta acidez e ajuda na remineralização do esmalte dental. Contudo, como o processo de remineralização do dente é lento e, se o ataque ácido acontecer com muita freqüência, ou se for seguido de escovação dos dentes, a boca não terá a chance de se reparar.
QUAIS SÃO OS SINAIS DA EROSÃO ÁCIDA?
- Sensibilidade – à medida que a dentina se torna exposta, pode sentir uma discreta “pontada”, ao se consumir alimentos e bebidas geladas, quentes ou doces;
- Descoloração – os dentes apresentam uma aparência levemente amarelada devido à visualização da dentina, que pode estar exposta diretamente ou vista através de uma fina camada de esmalte erodido (desgastado);
- Dentes arredondados – uma aparência arredondada e áspera na superfície e bordas dos dentes.
- Translucência – pode haver um aumento na Translucência dos dentes anteriores;
- Lesões em forma de “taça” – podem aparecer pequenas lesões em forma de taça na superfície de mastigação dos dentes
QUAIS SÃO OS SINAIS DA EROSÃO ÁCIDA?
MINIMIZANDO O RISCO:
- Evite evitar escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos ou bebidas ácidas porque é neste momento que o esmalte dentário se encontra na sua fase mais vulnerável. É melhor escovar os dentes pelo menos 1 hora após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas;
- Beba refrigerantes ou bebidas gasosas rapidamente. Não bocheche nem os retenha por período prolongado em sua boca. Considere usar um canudo colocado no fundo da boca;
- Escove os dentes suavemente, mas de forma completa, com uma escova de dente macia;
- Vá ao dentista regularmente e converse com ele so