A gengiva, apesar de ficar “acima do dente”, chama mais atenção do que deveria se não estiver em condições ideais? Para deixá-la esteticamente ideal e no seu devido lugar, você pode recorrer a tratamentos que aumentam, diminuem e até alteram a coloração dessa parte importante do sorriso
QUAL A IMPORTÂNCIA DA GENGIVA NA ESTÉTICA?
A gengiva é mais do que a moldura dos dentes, é ela quem os sustenta, juntamente com os ossos que fixam os dentes e os mantém no lugar, além de ajudar a embelezar o sorriso. Tem que ser saudável e estar esteticamente bonita. Porém, a gengiva tem alguns vilões: fatores genéticos, étnicos e má higiene podem influenciar de maneira negativa, deixando-a grande ou retraída demais e com a coloração alterada.
NO QUE INFLUENCIA A RECESSÃO GENGIVAL (RETRAÇÃO)?
O deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. Isso pode ocorrer em um só dente ou em vários. (VER MAIS NO TÓPICO SOBRE RECESSÃO GENGIVAL).
Isto causa um efeito desagradável e antiestético. Na maioria dos casos a causa das recessões é multifatorial e é necessária a sua remoção antes do início do tratamento.
Este tratamento tem a finalidade de restabelecer a normalidade da posição da gengiva e evitar outros problemas como: hipersensibilidade dentinária, risco de cárie de raiz, lesões de abrasão e erosão e a maior predisponibilidade a acúmulo de placa bacteriana.
COMO POSSO CORRIGIR ESSES PROBLEMAS?
O ideal, se você tiver algum destes problemas é corrigi-los na cadeira do dentista, mais especificamente de um periodontista. Há uma técnica indicada para resolver cada problema e pode ser desde um procedimento estético até cirurgia.
COMO É FEITA ESSA CIRURGIA?
Para a realização do procedimento, retira-se tecido de uma área doadora do próprio paciente, normalmente a região do palato, e a enxerta próxima ao dente com a recessão gengival. “A recessão é medida e o tamanho do enxerto é removido proporcionalmente ao tamanho desta faixa de raiz exposta, a fim de que toda a recessão seja recoberta
COMO É A RECUPERAÇÃO E A DOR PÓS-OPERATÓRIA?
As técnicas mais recentes oferecem resultados estéticos bastante satisfatórios e bons resultados estéticos, proporcionando um pós-operatório com pouquíssimo desconforto ao paciente. De um modo geral, o paciente já pode trabalhar no dia seguinte à cirurgia, desde que siga as orientações do cirurgião-dentista e tome a medicação prescrita, além de evitar esforços físicos e traumatizar a região operada.