QUAIS OS FATORES QUE INFLUENCIAM A COR DOS DENTES?
1. Posicione a escova num ângulo de 45° posicionando as cerdas para a junção da gengiva com os dentes. É importante “massagear” as gengivas enquanto você escova os dentes. Isto, além de fortalecê-las, remove qualquer resíduo de alimentos que se acumule naquele ponto.
2. Comprima levemente em direção ao dente e faça movimentos curtos de vai e vem, ou ligeira rotação (não faça movimentos de “varrer” para baixo). Faça estes movimentos em um grupo de no Máximo 3 dentes de cada vez e por pelo menos 10 segundos. Faça isto em toda a área da frente (voltada para a bochecha) e a de trás (céu da boca) do mesmo modo.
3. Para os dentes da frente, incline a escova de maneira mostrada na figura abaixo. Escove cada dente individualmente com movimentos de vai e vem (Calma! São só seis) – os da frente.
ESCOVA INTERDENTAL (OU INTERPROXIMAL):
Além da escova dentária e do fio dentário, existem outros instrumentos e métodos de que podem complementar a higienização dos dentes. Geralmente, estes métodos são indicados pelos dentistas em situações particulares de cada paciente
Pacientes que já tiveram doença periodontal geralmente têm espaços maiores entre os dentes, que o fio dental não consegue limpar. Nestes casos, a escova interdental tem uma ação muito melhor. Se a escova interproximal não entrar facilmente, não se deve forçar – pode ser que o espaço não seja suficientemente grande e deve-se utilizar o fio dental.